11 de maio de 2009

Para reflectir...

Uma bela lição de vida!...

O proprietário de uma quinta tinha um dos seus cavalos doente. O veterinário diagnosticou uma doença comum mas num estado já relativamente avançado.
O veterinário deixou a medicação para ser dada ao animal durante 3 dias. Findos os 3 dias, se o animal não estivesse melhor, o fazendeiro teria que chamar o veterinário para o abater.
O fazendeiro estava muito triste enquanto dava a primeira toma do medicamento ao cavalo, visto que gostava muito daquele animal.
Quando o fazendeiro deixou o cavalo a descansar, o porco aproximou-se e disse-lhe: "O patrão está a cuidar de ti. Vais ver que amanhã já te vais sentir melhor. Eu vou estar sempre aqui ao teu lado a apoiar-te."
No segundo dia o fazendeiro voltou a dar o medicamento ao cavalo. Esteve um bom bocado a fazer-lhe festas mas continuava desanimado por ver que o animal não reagia.
Quando o fazendeiro voltou à sua lida, o porco aproximou-se do cavalo: "Então meu amigo, não reages? O medicamento está a fazer-te bem, mas tens que reagir... Desculpa dizer-te isto mas, ouvi o outro homem dizer ao patrão que tinhas de ficar bom em 3 dias... senão iam ter de te abater!"
O porco deixou mais umas palavras amigas ao cavalo e acabou por deixá-lo descansar.
No terceiro dia o fazendeiro chorava enquanto dava o medicamento ao cavalo. Estava a ver que o animal não ficava melhor. A mulher do fazendeiro, que o viu num pranto, perguntou-lhe o que se passava. O fazendeiro contou-lhe tudo e disse que no final do dia iria ligar ao veterinário para no dia seguinte tratarem de abater o animal.
Mal teve oportunidade, o porco aproximou-se do cavalo: "Então rapaz? Tu és capaz! Põe-te em pé! Anda, tens de te pôr em pé e correr que nem um potro. Se não reagires, o patrão vai ter de te sacrificar! Vá lá, eu estou contigo! Isso, isso, força, tu consegues!... Muito bem, isso mesmo... Agora corre, corre como o vento!"
E foi nesse momento que o cavalo saiu a correr do estábulo, cheio de força, a relinchar e a bater com os cascos.
O fazendeiro ouve o cavalo a relinchar. Olha para trás e vê o cavalo cheio de força e vivacidade. O homem chora de alegria e desata a correr para a cozinha.
Já na cozinha, encontra a mulher e diz-lhe ofegante: "Mulher, o cavalo está lá fora a correr e a relinchar. Liga ao veterinário, aos nossos filhos e aos nossos amigos. Estou tão contente que vou dar uma festa! Vamos matar o porco e fazer um grande churrasco..."

Reflexão: Isto acontece com frequência no ambiente de trabalho. Dificilmente se percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso. Por isso, saber viver sem se ser reconhecido é uma arte.
Se algum dia alguém vos disser que o vosso trabalho não é de um profissional, lembrem-se:
Amadores construíram a Arca de Noé enquanto que profissionais construíram o Titanic...

Procuremos ser pessoas de VALOR, em vez de pessoas de SUCESSO.

1 comentário: