7 de outubro de 2010

Às 29 semaninhas...


Sinto uma energia boa em mim, à minha volta, em tudo o que me rodeia...

Estou grande! Assusta pensar que ainda faltam 3 mesinhos...

Estes dois últimos fins-de-semana contribuíram muito para esta energia boa que me rodeia. :D


No fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro e como havia dito, fomos até ao 1ºEncontro de Maternidade Natural. Levei o Dioguinho comigo e o papá esteve presente apenas de tarde, de ambos os dias, e todos amámos a experiência!
Ouvimos, vimos, perguntámos, partilhámos, experimentámos tanta coisa... foi muito enriquecedor e numa fase óptima, antes do nascimento da/do bébé.


A pintura linda que a Raquel da "Cócegas nos Pés" e a minha querida Doula Catarina me proporcionaram... 


  • Aprendi a dobrar de várias formas as tradicionais fraldas de pano, das quais estou cada vez mais adepta! E já sei que a seguir ao parto este vai ser mais um motivo para me considerarem alucinada e doidinha e coisas do género... como queiram, sê-lo-ei com todo o gosto pois, ambas são opções tomadas com consciência do que consideramos ser melhor para nós e para a nossa/o nosso bébé. :D 
  • Tive oportunidade de fazer Tai Chi e Chi Kung e gostei bastante! Foi relaxante e libertador, num espaço envolvente com uma energia e uma luz tão boas! 
  • Aprendemos a fazer tintas e plasticinas comestíveis e o Diogo teve a oportunidade de as experimentar a todas, no papel, com as mãos e com a boca!
  • Aprendemos mais sobre a Maternidade Holística e o Parto Natural, pelos testemunhos das doulas e das famílias presentes.
  • Participámos no pic-nic onde foram abordadas as várias experiências de tipos de parto, por mães, pais, doulas, avós...
  • Aprendemos mais sobre a Linguagem do Bébé e confesso que ficámos com curiosidade em aprender a traduzir os diferentes choros do bébé.
  • Aprendemos imensas técnicas para trabalhar a Higiene Natural sem (com) fraldas, a partir de qualquer idade do bébé e adaptada às várias fases.
  • E finalmente a palestra de alimentação vegetariana para grávidas e bébés, onde o pai Coelho tirou algumas dúvidas e aprendeu mais algumas coisas para que possamos introduzir nos nossos hábitos, enquanto eu recebia uma linda pintura na barriga pela Raquel da "Cócegas nos Pés".
  • Conhecemos os diferentes tipos de fraldas reutilizáveis, slings e acessórios de higiene reutilizáveis das marcas representadas no Encontro.
  • Conhecemos a Sandra e com ela aprendemos (para além da Higiene Natural) a colocar o pano, como forma de transportar o bébé. Decididamente (e com a experiência que tivemos com o carrinho do Diogo) a melhor forma de os transportar pelo menos nos 1ºs anos de vida. Porque o contacto com o bébé deve ser mais valorizado. "Quando nasce, o bebé precisa de manter a proximidade com os pais, não só pelo conforto térmico, mas também para que possa crescer de forma equilibrada, tanto em termos de desenvolvimento motor, como a nível emocional e cognitivo. Enquanto é transportado em contacto com os pais, o bebé sente o seu cheiro, o seu calor, as suas vozes... Os movimentos de quem o transporta sossegam-no e os contactos corporal e visual transmitem-lhe segurança. Ele apercebe-se do mundo que o rodeia, podendo encostar a cabeça para descansar ou dormir quando se sente cansado."
Foi muito, muito bom e quero muito repetir esta experiência por mais vezes. Foi muito importante para nós participar neste encontro antes do nascimento para que possamos aprender um pouco mais para pôr em prática daqui a uns mesinhos.
Afinal o saber não ocupa lugar e desta gravidez não paramos de aprender mais para que com juntamente com a experiência que já temos, poder fazer mais e  melhor, não só pela nossa/pelo nosso bébé, mas por todos nós!

Tivemos ainda oportunidade de festejar o 1º aniversário da princesa Sara e o 7º aniversário da princesa Margarida. O Coelhinho teve um fim-de-semana recheadinho de brincadeira, desde que acordou até que se deitou!



No fim-de-semana de 2 e 3 de Outubro...
 
Para começar da melhor forma, uma caminhada no início de um belo dia de sol (inicialmente com algum nevoeiro), no Passeio Marítimo de Oeiras, com a comadre Cláudia...
 





Depois a demonstração de Karate do Coelhinho, onde aprendeu com os colegas como se tornar um verdadeiro "Cavaleiro Jedi"...






Ao almoço na companhia da madrinha pensámos que se seguisse o 1º encontro da catequese que afinal só se realizará no próximo fim-de-semana.
A tarde foi tranquila, com o Diogo numa festinha de aniversário e eu aproveitei para descansar. Até deu para dormir a sesta! :D

Domingo chuvoso foi passado na Toca, de pijama, entre cheirinhos gulosos que saíam do forno e o sofá quentinho da sala.

*Continuação de boa semana*

4 comentários:

  1. Oh! que barriga "má linda..."
    Ainda bem que está tudo em forma, aproveita ao máximo esta fase, já sabes que tudo passa muito rápido...

    bjs
    SJ

    ResponderEliminar
  2. É verdade, mas acho que no 2º filho temos mais consciência disso... aproveitar cada momento e viver em pleno toda a gravidez.
    Na 1ª é tudo tão novo que quando damos por nós já estamos no fim...

    Beijinhos grandes para vocês e tudo a correr pelo melhor!!!

    ResponderEliminar
  3. Estás tão linda !!! E com um ar tão sereno... confesso que estou morta de curiosidade para saber pq optaste pelas fraldas de pano...bjinhos mil a todos lá em casa
    Ps. vou dar o endereço do teu blog à alexa para ela ver como estás bonita :-)

    ResponderEliminar
  4. Joaninha:
    deixas-me babada com tantos elogios! :D

    Quanto às fraldas de pano, já tínhamos usado com o Diogo, se bem que um método diferente e conciliado com as fraldas descartáveis.

    Desta vez, por questões económicas, de saúde e ambientais optámos pelas fraldas de pano, desde o nascimento.
    São práticas como as fraldas descartáveis e têm as vantagens de se puderem reutilizar, não são nocivas para o bébé como as outras por serem respiráveis macias e confortáveis,a acrescer de que o meio ambiente agradece, uma vez que cada fralda descartável leva cerca de 500 anos até se decompor.

    Acreditamos ser a melhor opção ;)

    Beijinhos e tudo a correr pelo melhor!

    ResponderEliminar