23 de abril de 2010

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Escuteiro



103 anos depois de Baden Powell (carinhosamente chamado por nós por "B.P.") ter realizado o 1º acampamento em Inglaterra, o movimento tem crescido e atraído cada vez mais jovens.
Devido aos bons resultados deste acampamento, B.P. começou a escrever o livro "Escutismo para Rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Os jovens ingleses entusiasmara-se tanto com o livro, que Baden Powell organizou e fundou o Movimento Escutista.

Rapidamente o Escutismo alastrou-se por vários países do mundo. Em Portugal, o Escutismo deu os seus primeiros passos com a fundação da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), em 1913. O Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português foi fundado 10 anos depois, em Braga a 23 de Maio de 1923.

O Escutismo nascido em Inglaterra não respeitou fronteiras alastrando-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se num grande acampamento Escuteiros de várias nacionalidades. Foi neste 1º Acampamento Mundial, denominado "Jamboree", que 20.000 jovens aclamaram Baden Powell como Chefe Mundial.


Última Mensagem de B.P.
"Caros Escuteiros:
Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida porque receava, que quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo de o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.
Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.
Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim".

Sem comentários:

Enviar um comentário