1 de outubro de 2009

Dia Mundial da Água e da Música e Dia Internacional da Pessoa Idosa

A caminho do trabalho de manhãzinha e como é hábito ao ouvir a Mega tive conhecimento que se tratava do Dia Mundial da Água e da Música. Achei engraçado pois, por coincidência tinha agendado para hoje um teste gratuito à qualidade da água da nossa casa. Achei engraçado e mais que oportuna a feliz coincidência.

No final do dia e conforme o combinado, o Sr. Israel veio fazer os testes da qualidade da água da rede pública que chega às torneiras da nossa casa.

Pois que o resultado está longe de ser bom e de me deixar tranquila e confiante ao beber esta água e principalmente, dá-la a beber ao Diogo.

PH, cloro e calcário longe, bem longe dos valores normais e uma infinidade de substâncias que chegam adicionadas à água da nossa casa.

Deixo aqui a imagem de um simples copo de água depois de submetido à electrólise (o que a electrólise faz é agregar os metais que estão em suspensão na água e como são de maiores dimensões é possível vê-los a olho nu).


Mas não pensem com isto que estamos safos se bebermos água engarrafada (como eu pensei até ao dia de hoje). Bem, dependendo de como é engarrafada...

A água engarrafada em embalagem de plástico, consegue ser melhor sem dúvida, que a água da rede pública mas, está igualmente longe de ser uma boa água para ser consumida, uma vez que o plástico liberta substâncias para a água que ingerimos.

Esta é a água do Luso (do garrafão que temos em casa) depois do mesmo processo de electrólise...



Portanto, água engarrafada sim, mas em garrafa de vidro!

Pois que se levanta entretanto um grande problema porque não existem garrafas de água de vidro à venda em qualquer superfície comercial e as que existem são de longe bem mais dispendiosas que as de plástico (já para não falar dos garrafões que nem sequer existem!).

Mas vendo bem, o bem mais precioso que temos é a saúde!

A longo prazo compensa com certeza qualquer gesto que beneficie o bem estar da família, e mais importante ainda, dos nossos filhos!

E por falar nos filhos... lembram-se dos biberões, tetinas, chupetas e tantas outras coisas que esterilizámos em água a ferver ou mesmo nos esterilizadores eléctricos?! Lembram-se?! Esta sim, foi a parte do teste que mais me chocou!
Pois que essa água fervida é 2 vezes pior que a água normal que sai da torneirinha!!!
Eis a prova após o processo de electrólise...



Dá que pensar, não dá?!

E todas as substâncias que estão à vista nas imagens estão normalmente "camufladas" pela lixívia ou cloro que colocam nas estações de tratamento na água que lá é tratada e mais tarde chega às nossas casa, às escolas, bebedouros públicos, etc..

O que os olhos não vêm o coração não sente, não é?!

Pois eu depois de ver, não consegui ficar indiferente! Mais a mais tendo um filho (e com alguns problemas de rins, como já é do conhecimento de algumas pessoas).
Senti-me no dever e obrigação de divulgar esta situação. Acho que se trata de um problema que diz respeito a todos, e à saúde de todos!
Imaginem estas substâncias vezes uma infinidade de copos de água que todos nós vamos bebendo ao longo da vida... Mais tarde ou mais cedo surgem as consequências...
Ao sermos informados, temos o direito de optar. Podemos optar para nós e para os nossos filhos, um futuro com qualidade de vida e qualidade da água, um bem essencial à vida!

Se estiverem interessados em fazer o teste gratuito em vossas casa, é só dizer (fiquei com o contacto do Sr. Israel).


Nota: A qualidade da água varia de região para região, de casa para casa. Pois, como todos sabem, para que a água chegue até nossa casa, tem de atravessar uma infinidade de tubagens e canos.

Depois dos testes confesso que ninguém ao jantar foi capaz de beber água! Lei seca! lol


Da esquerda para a direita: água engarrafada, água da torneira e água da torneira fervida


Antes de me deitar fui preparar as coisas para o dia seguinte e ver o caderno da escola do Diogo. Foi então que tive conhecimento que hoje se comemora mais uma efemeridade: o Dia Internacional da Pessoa Idosa, pois trazia um lindo texto alusivo a esta data que aqui vos deixo...


"Aos Avós:

Cada ruga Vossa representa uma história
E são tantas...
Quantas experiências...
Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar...
Esquecem a Vossa vida para viverem a nossa
Sempre cheios de atenção,
De carinho,
De amor.
São advogados na nossa vida
Mediadores nas nossas decisões
Vocês são o equilíbrio
O meio termo...
A palavra de esperança
O colo que nos aninha
O ombro que apesar de cansado... nos dá apoio
Vocês são tudo de bom e de belo...
Meus queridos Avós!

Sala dos Patolas"

Sem comentários:

Enviar um comentário