22 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra

Neste dia especial os piquenos "inauguraram" a hortinha lá da escola. O meu Patolas vinha radiante por terem posto as plantinhas na terra!
Tal como a iniciativa de fazer pão com os "avós" (traduzo: os idosos do lar) na semana passada, esta visita à hortinha deixou-o muito entusiasmado e feliz!

E eu, hoje e devido ao dia em si arranjei coragem e despendi de algum tempinho e fiz finalmente, o cálculo da minha Pegada Ecológica em http://www.myfootprint.org.
O resultado foi de 1.55 o que ainda demonstra que o meu estilo de vida ainda não é o ideal. Apesar da maioria dos nossos hábitos serem muito bons e "verdes", alguns ao que me parece ainda terão de ser ajustados... mas estamos no bom caminho!
A Pegada Ecológica permite calcular a área de terreno produtivo necessária para sustentar o nosso estilo de vida e considera diversas categorias tais como: a alimentação, a mobilidade e transportes, a habitação, e os bens de consumo e serviços.
Pode utilizar-se a Pegada Ecológica como guia para reduzir o nosso impacto no Planeta. Existem inúmeras formas de reduzir os níveis actuais de consumo. O tamanho da Pegada depende dos nossos hábitos alimentares, do modo como nos fazemos transportar, e dos recursos e energia que utilizamos e consumimos.
Avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite e reduzir a Pegada Ecológica de cada um e, da mesma forma, das empresas e outras instituições, é um desafio essencial para todos.
O resultado,da falta de “consciência”, ao longo dos anos, tem levado à exaustão dos bens naturais, ao esgotamento do capital ecológico.
A escolha de um percurso mais adequado, capaz de manter e preservar o planeta em que vivemos e garantir a sobrevivência dos seres humanos das outras espécies, é urgente.

Por isso, aqui fica a sugestão de calcularem a vossa Pegada Ecológica e no caso de não estarem ainda no bom caminho, de reajustarem os vossos hábitos para que as gerações futuras tenham oportunidades iguais de desfrutar deste belíssimo planeta Terra!

Sem comentários:

Enviar um comentário