8 de janeiro de 2009

Dia de Reis e a metamorfose dos 26

Dia de Reis: Pela primeira vez assisti ao dia de Reis na escolinha do Diogo e adorei! O Diogo estava muito feliz por ter lá o pai e a mãe a vê-lo! A cerimónia na Igreja esteve muito bem dirigida pelo Sr. Padre a crianças, educadoras, pais, restante família e amigos... entre cãnticos e leituras passou a palavra de Deus mas também, o significado e o simbolismo espiritual deste dia.
No dia de Reis recordamos os três Reis Magos, Sábios do Oriente que vieram desde as suas terras até à humilde gruta de Belém, sempre seguindo uma estrela diferentes das outras.
Montados nos seus camelos, Gaspar, Baltazar e Belchior procuravam um Menino que sabiam ser o Salvador do Mundo, para O adorarem e Lhe oferecerem as prendas que traziam: ouro, incenso e mirra.
Neste dia porque não oferecermos nós também uma simples prenda a quem amamos?! Uma flor do campo, um desenho, um beijo, um sorriso... talvez sejam as prendas que os nossos familiares ou os nossos amigos mais apreciem. Há pequeninos gestos de ternura que dizem mais do que todas as palavras do mundo!
Terminada a cerimónia na Igreja, seguiu-se a apresentação de cada sala do pré-escolar. Juntos formaram uma linda representação do Presépio e encantaram-nos com as suas ternurentas actuações. A sala do meu Dioguinho representou os anjos e diga-se de passagem que, mesmo de branco e com asinhas, o meu querido filho está longe de fazer juz ao seu papel!... Já não é defeito é feitio... Cantaram todos muito bem e encantaram-nos! Foi uma tarde muito bem passada que, terminou num lanche de convívio na escolinha entre criançada, educadoras, pais, avós...
Não poderíamos ter partilhado melhor prenda do que esta tarde em família!!!




Quanto ao dia do meu aniversário (7), foi um dia como todos os outros dias de trabalho, acrescido de mensagens, telefonemas e muitos carinhos dados por muitos daqueles que amo e preenchem a minha vida. Foi principalmente um dia de lembranças e muita saudade... é inevitável não pensar nas minhas Estrelinhas, os meus Anjos da Guarda que olham por mim e estão comigo todos os dias mas, hoje mais do que nunca são lembrados com um carinho muito especial... afinal é por eles que este dia faz sentido e é um dia que é nosso!
Pela 1ª vez em 26 anos dei por mim a apagar as velas de um bolo que não foi a minha Estrelinha a oferecer (sempre fez questão de o fazer) e a receber um 1º abraço e um 1ºbeijo pós Parabéns que não o dela...
Mas, a alegria de poder ser um exemplo vivo da sua passagem e dar testemunho da sua coragem, força, amizade, amor que ambos deram prova, supera em parte a dor da ausência da sua presença. Uma parte de mim partiu com eles mas, o que de mim resta covenceu-se de que há que viver cada dia com alegria e reconhecimento pela oportunidade de fazermos do dia de hoje, um dia melhor, aproveitando cada segundo...
Acompanharam-me no desfecho deste dia os homens cá de casa (claro), a minha sogrinha e os meus vizinhos.
A noite acabou no sofá da sala, ao calor da lareira, com o meu Dioguinho nos braços...







2 comentários: