Estou grande! Assusta pensar que ainda faltam 3 mesinhos...
Estes dois últimos fins-de-semana contribuíram muito para esta energia boa que me rodeia. :D
No fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro e como havia dito, fomos até ao 1ºEncontro de Maternidade Natural. Levei o Dioguinho comigo e o papá esteve presente apenas de tarde, de ambos os dias, e todos amámos a experiência!
Ouvimos, vimos, perguntámos, partilhámos, experimentámos tanta coisa... foi muito enriquecedor e numa fase óptima, antes do nascimento da/do bébé.
A pintura linda que a Raquel da "Cócegas nos Pés" e a minha querida Doula Catarina me proporcionaram...
- Aprendi a dobrar de várias formas as tradicionais fraldas de pano, das quais estou cada vez mais adepta! E já sei que a seguir ao parto este vai ser mais um motivo para me considerarem alucinada e doidinha e coisas do género... como queiram, sê-lo-ei com todo o gosto pois, ambas são opções tomadas com consciência do que consideramos ser melhor para nós e para a nossa/o nosso bébé. :D
- Tive oportunidade de fazer Tai Chi e Chi Kung e gostei bastante! Foi relaxante e libertador, num espaço envolvente com uma energia e uma luz tão boas!
- Aprendemos a fazer tintas e plasticinas comestíveis e o Diogo teve a oportunidade de as experimentar a todas, no papel, com as mãos e com a boca!
- Aprendemos mais sobre a Maternidade Holística e o Parto Natural, pelos testemunhos das doulas e das famílias presentes.
- Participámos no pic-nic onde foram abordadas as várias experiências de tipos de parto, por mães, pais, doulas, avós...
- Aprendemos mais sobre a Linguagem do Bébé e confesso que ficámos com curiosidade em aprender a traduzir os diferentes choros do bébé.
- Aprendemos imensas técnicas para trabalhar a Higiene Natural sem (com) fraldas, a partir de qualquer idade do bébé e adaptada às várias fases.
- E finalmente a palestra de alimentação vegetariana para grávidas e bébés, onde o pai Coelho tirou algumas dúvidas e aprendeu mais algumas coisas para que possamos introduzir nos nossos hábitos, enquanto eu recebia uma linda pintura na barriga pela Raquel da "Cócegas nos Pés".
- Conhecemos os diferentes tipos de fraldas reutilizáveis, slings e acessórios de higiene reutilizáveis das marcas representadas no Encontro.
- Conhecemos a Sandra e com ela aprendemos (para além da Higiene Natural) a colocar o pano, como forma de transportar o bébé. Decididamente (e com a experiência que tivemos com o carrinho do Diogo) a melhor forma de os transportar pelo menos nos 1ºs anos de vida. Porque o contacto com o bébé deve ser mais valorizado. "Quando nasce, o bebé precisa de manter a proximidade com os pais, não só pelo conforto térmico, mas também para que possa crescer de forma equilibrada, tanto em termos de desenvolvimento motor, como a nível emocional e cognitivo. Enquanto é transportado em contacto com os pais, o bebé sente o seu cheiro, o seu calor, as suas vozes... Os movimentos de quem o transporta sossegam-no e os contactos corporal e visual transmitem-lhe segurança. Ele apercebe-se do mundo que o rodeia, podendo encostar a cabeça para descansar ou dormir quando se sente cansado."
Afinal o saber não ocupa lugar e desta gravidez não paramos de aprender mais para que com juntamente com a experiência que já temos, poder fazer mais e melhor, não só pela nossa/pelo nosso bébé, mas por todos nós!
Tivemos ainda oportunidade de festejar o 1º aniversário da princesa Sara e o 7º aniversário da princesa Margarida. O Coelhinho teve um fim-de-semana recheadinho de brincadeira, desde que acordou até que se deitou!
No fim-de-semana de 2 e 3 de Outubro...
Para começar da melhor forma, uma caminhada no início de um belo dia de sol (inicialmente com algum nevoeiro), no Passeio Marítimo de Oeiras, com a comadre Cláudia...
Depois a demonstração de Karate do Coelhinho, onde aprendeu com os colegas como se tornar um verdadeiro "Cavaleiro Jedi"...
Ao almoço na companhia da madrinha pensámos que se seguisse o 1º encontro da catequese que afinal só se realizará no próximo fim-de-semana.
A tarde foi tranquila, com o Diogo numa festinha de aniversário e eu aproveitei para descansar. Até deu para dormir a sesta! :D
Domingo chuvoso foi passado na Toca, de pijama, entre cheirinhos gulosos que saíam do forno e o sofá quentinho da sala.
*Continuação de boa semana*
Oh! que barriga "má linda..."
ResponderEliminarAinda bem que está tudo em forma, aproveita ao máximo esta fase, já sabes que tudo passa muito rápido...
bjs
SJ
É verdade, mas acho que no 2º filho temos mais consciência disso... aproveitar cada momento e viver em pleno toda a gravidez.
ResponderEliminarNa 1ª é tudo tão novo que quando damos por nós já estamos no fim...
Beijinhos grandes para vocês e tudo a correr pelo melhor!!!
Estás tão linda !!! E com um ar tão sereno... confesso que estou morta de curiosidade para saber pq optaste pelas fraldas de pano...bjinhos mil a todos lá em casa
ResponderEliminarPs. vou dar o endereço do teu blog à alexa para ela ver como estás bonita :-)
Joaninha:
ResponderEliminardeixas-me babada com tantos elogios! :D
Quanto às fraldas de pano, já tínhamos usado com o Diogo, se bem que um método diferente e conciliado com as fraldas descartáveis.
Desta vez, por questões económicas, de saúde e ambientais optámos pelas fraldas de pano, desde o nascimento.
São práticas como as fraldas descartáveis e têm as vantagens de se puderem reutilizar, não são nocivas para o bébé como as outras por serem respiráveis macias e confortáveis,a acrescer de que o meio ambiente agradece, uma vez que cada fralda descartável leva cerca de 500 anos até se decompor.
Acreditamos ser a melhor opção ;)
Beijinhos e tudo a correr pelo melhor!